quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Fazer abdominal emagrece a barriga?


 (Fisioterapeuta)

Fazer o abdominal tradicional todos os dias não emagrece, não faz perder a barriga e ainda pode prejudicar a coluna. Confira o porquê e veja qual a forma correta de fazer abdominal em casa ou na academia.

Riscos do abdominal tradicional

Segundo investigações científicas, o exercício abdominal tradicional não é a melhor opção para emagrecer nem para deixar a barriga definida, e além disso ele pode até causar sérios problemas de coluna mesmo quando  é executado de forma correta.
O abdominal tradicional além de ser só trabalhar o músculo reto abdominal deixando os outros músculos abdominais inativos, aumenta o risco de lesão na coluna lombar e o risco de chances de hérnia de disco pela pressão que ocorre no final da coluna e na zona do pescoço, e ainda potencializa a má postura favorecendo a "corcunda".
De acordo com os pesquisadores, os melhores exercícios abdominais são aqueles que trabalham toda a parte da barriga, fortalecendo os músculos da parte da frente, dos lados e a parte de trás, pois desta forma há um equilíbrio entre as forças e isto além de melhorar a aparência de toda a região abdominal, favorece a postura e não há risco de lesões na coluna.

Forma correta de fazer abdominal

Desta forma, a prancha frontal é uma das melhores formas de trabalhar os abdominais pois trabalha toda a região abdominal, tanto anterior, como posterior e lateral e não prejudica em nada a coluna, nem a postura.
Este exercício consiste em permanecer na posição horizontal apoiando o peso do corpo nos antebraços e na ponta dos pés, mantendo o olhar fixo no chão. Deve-se permanecer nesta posição estática por no mínimo 15 segundos e repetir o mesmo exercício por 3 a 5 vezes, dia sim, dia não.
Quem não conseguir manter esta posição estática por 20 segundos deve manter pelo maior tempo que conseguir e depois dividir este valor por 2 e realizar 3 séries. Por exemplo: Se o máximo que o indivíduo conseguir for 10 segundos, ele deverá fazer 3 séries de 5 segundos, mantendo os músculos do abdômen sempre bem contraídos e as costas o mais reto possível.

Fazer abdominal todo dia faz mal?

Fazer este exercício abdominal (prancha frontal ou lateral) não prejudica a coluna e não faz mal, contudo não se deve realizar o mesmo exercício todos os dias para que as fibras musculares descansem e assim alcancem o seu potencial máximo, fazendo uma espécie de cinta natural que não irá propriamente queimar a gordura acumulada nesta zona, mas poderá melhorar a sua aparência, deixando o abdômen mais definido e sem celulite.

Fazer abdominal com peso ou sentado

É desaconselhado fazer abdominal com peso ou sentado pelo potencial risco de lesões na coluna.
Contudo, o ideal é que o indivíduo converse com um educador físico que possa indicar o tipo de abdominal mais indicado para suas reais necessidades antes de realizar qualquer exercício em casa ou na academia.

Referência Bibliográfica

Nenhum comentário:

Postar um comentário